{criatividade}

O que é a criatividade?
Apesar das inúmeras vezes em que esta questão me foi colocada, gelo sempre quando me fazem esta pergunta. Afinal, o que é isto de sermos criativos? A criatividade é um dom, é algo inato ou é algo que se aprende e desenvolve?
Responderia com argucia a esta pergunta se tivesse nascido criativa ou se tivesse desenvolvido esta capacidade, como não fiz nem uma coisa nem outra limito-me a parafrasear os outros.
De facto, todos nós, até o mais céptico e purista cientista, nasce com um potencial criativo, não tendo contudo esta capacidade como um bem adquiro... é necessário trabalha-lo e estimula-lo. Como? Como tudo na vida, com saber, experiência e verdade, como diria Franz Schubert "I try to decorate my imagination as much as I can", ou seja, temos que encher as nossas memórias e as nossas vivências, aquilo que faz de nós humanos e seres únicos, como toda a espécie de penduricalhos e berlicoques, claro que sem cair no absurdo do fútil, superficial e desnecessário. É necessário questionar todas as verdades e regras estabelecidas, de modo a encontrarmos novas perspectivas, diferentes abordagens e resoluções diferentes e mais eficazes para os problemas do imediato e para aqueles problemas que são transversais a gerações e povos.
Relativamente ao resto desta mensagem sejam criativos...