[ limito-me a partir ]



"viajar não é uma questão de dinheiro, mas de coragem"
[ Coelho, P. ]

deixei de me preocupar com o destino. limito-me a partir. pego no carro e encho o cartão do comboio de viagens para lado nenhum. à procura de nada e ao encontro de tudo. sigo em passo apressado, fujo do tempo, recuso a rotina. contemplo os apeadeiros da existência, converso com estranhos sobre o sentido da vida e sobre a seca do espírito alienada da chuva que hoje cai do céu de um país cinzento despido e emoções e valores. reencontro amigos, peço conselhos, dou conselhos, tentamos esconder entre piadas e risos tímidos a desilusão do trabalho que não rende, dos sonhos que perderam sentido e do futuro que não chega mas que está entre nós. telefono à família, pergunto se está tudo bem. está sempre tudo bem. mentimos. guardamos os problemas em caixas, que colocamos em gavetas de armários trancados a sete chaves em quartos remotos perdidos nos corredores labirínticos, à espera do esquecimento, que tudo arrasta. racionalizo, conceptualizo, faço esquema e fluxos, infografias dos pensamentos. subo as escadas, apanho o elevador. passo o cartão e sento-me durante horas infindáveis à frente da máquina, que escraviza o prazer, cronometrado pela batida do indicador e pelo pestanejar que refresca a visão que nada vê. saio. vou correr. planto uma árvore. mergulho. desço as escada, vou à cave, está escuro. torpeço nos medos que não tive o cuidado de arrumar. levanto-me. respiro fundo. saio de casa. sigo por entre os caminhos palpáveis, reais. sem destino, limito-me a partir.