"Everyone designs who devises courses of action aimed at changing existing situations into preferred ones."
(Simon, H., The Sciences of the Artificial, 1968).
a história da tecnologia de informação e sistemas interativos está cheia de altos e baixos de evolução tecnologica e dispersão entre computação, computação interativa, computadores pessoais, networking, sistemas empresariais, a world wide web, computação para telemóveis, desenvolvimento mobile, computação embebida, computação ubíqua, convergência de comunicação, etc.
o design orientado ao utilizador trouxe diferentes perspectivas ao longo da história desde a cognição do utilizador, design de interfaces para o utilizador, design de usabilidade, design sócio-tecnológico, design participativo, design gráfico, design de interacção e design de experimentação.
o termo design em si tem diferentes significados, é um processo complexo que não se limita a uma etapa especifica do desenvolvimento, muito pelo contrário, ele manifesta-se em diversos aspectos e vertentes e em vários pontos do processo evolutivo de um determinado projecto. este entendimento multifacetado do design irá permitir o desenvolvimento de sistemas mais adequados às necessidades dos utilizadores, à realidade e torna-los mais orgânicos, ou seja, modelares e adaptáveis.
*Moran, T., (2002), Serious Reflection on Designing Interactive Systems