:.. Generative art ..:


[praise and respect for artists and developers]


"Generative art is a very young facet of the technology+art region. It essentially involves creating visuals using equations and algorithms instead of brush or pencil strokes. The artist lays out the rules of the game; the ‘if’s and ‘then’s, and lets pixels follow them to create stunning pieces of art."

A arte generativa provoca  as mais variadas discussões, não só pela dificuldade de definição, mas também por trazer critica e duvidas no que concerne aos seus limites e validade em termos artísticos, que se facilmente se dissipam num estudo e atenção de determinadas obras e artistas.
Numa primeira análise trata-se do resultado artistico de um algoritmo. O artista cria regras através da dominação de técnicas complexas que permitem uma evolução autónoma e randomizada da ideia e da obra, transmitidas através de som, imagem, formas, luzes... Poderemos encontrar manifestações nitidas da arte generativa contemporânea na Musica Electrónica e Composição Musical através de Algoritmos, na Animação e Computer Graphics, na cultura VJ, na Industria de Design e Arquitectura, Arte Robótica e Arte Matemática entre outras.
Na verdade já no séc XX artistas como Jonh Cage, William Burroughs e Marcel Duchamp continham nas suas obras o aleatório e as colagens característicos da arte generativa. Mais do que um movimento ou ideologia a arte generativa é um método, uma arte sistémica, um processo que permite a criação de algo, Arte.

"Generative art refers to any art practice where the artist uses a system, such as a set of natural language rules, a computer program, a machine, or other procedural invention, which is set into motion with some degree of autonomy contributing to or resulting in a completed work of art." - Philip Galanter