[“Creativity is allowing yourself to make mistakes”]


A criatividade é um ponto incontornável nos dias que correm, não só a nível pessoal, interpessoal mas também e principalmente a nível profissional. Existem vários tipos de criatividade e a mesma é uma capacidade que se desenvolve e se treina. Não existem formulas ou abordagens estruturadas que devemos seguir à risca para levarmos a cabo um processo criativo, contudo, existem algumas matrizes e algumas técnicas que podem despoletar o surgimento de ideias.
Perante um determinado problema se o queremos resolver criativamente temos que o estudar em detalhe, o âmbito e contextualização. É pois necessário compreender na totalidade a situação e compara-la com outras semelhantes. Poderemos ter algumas perguntas chave: onde? o que? quando? porque? quem?...
Devemos também ter em conta a nossa posição perante o problema, ou seja, que sentimentos nos desperta, qual é a nossa percepção do assunto que tipo de ideias pré-concebidas poderemos ter perante o problema. Neste ponto surgem todos os bloqueios mentais, é pois necessário sair da nossa "zona de conforto" e partirmos à descoberta de novos caminhos, espreitar para além de tudo aquilo que nos limita o pensamento.
De entre as varias técnicas criativas, temos aquelas que servem como estimulo, como os brainstormings, o questionamento de suposições, entre outros. Podemos também estimular o raciocínio através da organização e correlacionamento de atributos e ideias, ou como o processo de Synectics. Etimologicamente Synectics significa "trazer coisas diferentes ao mesmo tempo para criar uma conexão unificada". Na prática após a analise do problema transpomos o mesmo para um campo completamente diferente e através de uma figura de estilo criamos novas ligações e soluções para o problema.
Para melhor organizar as ideias é aconselhável a criação de mapas mentais (Mind Maps), estes permitem uma organização gráfica das diferentes ideias e a importância relativa das várias informações e conceitos.
De resto, a nossa criatividade depende de nós próprios, das nossas vivências, conhecimentos, convicções e valores; é de facto toda a nossa bagagem cultural e emocional que vai determinar como relacionamos conceitos e como abordamos os problemas para daí partir para novas soluções.

{criatividade mcmm}