o sonho dos justos

o sonho dos justos, o merecido, o correcto, aquele que sabe bem. aquele pelo qual se esperava. a sensação de tranquilidade, sem receios, anseios ou meros devaneios. porque mudamos, porque acreditamos e o mundo há de ser melhor. porque é bom viver. porque a felicidade dos outros também é a nossa. porque somos humanos e isso é bom.


{"The most incomprehensible thing about the world is that it is comprehensible."}
Albert Einstein

not enough

not good enough. not smart enough. not sweet enough. not funny enough. not happy enough. not dedicated enough. not strong enough. not confident enough. not eloquent enough. not delicate enough. not creative enough. not experienced enough. not pretty enough. not sexy enough. not polite enough.... just not enough...

i'm not perfect. i'm not a machine.
i make mistakes. i have weakness.
i'm just human. i'm just me. 
isn't that enough?


{I am enough of an artist to draw freely upon my imagination.}
Albert Einstein

[“Creativity is allowing yourself to make mistakes”]


A criatividade é um ponto incontornável nos dias que correm, não só a nível pessoal, interpessoal mas também e principalmente a nível profissional. Existem vários tipos de criatividade e a mesma é uma capacidade que se desenvolve e se treina. Não existem formulas ou abordagens estruturadas que devemos seguir à risca para levarmos a cabo um processo criativo, contudo, existem algumas matrizes e algumas técnicas que podem despoletar o surgimento de ideias.
Perante um determinado problema se o queremos resolver criativamente temos que o estudar em detalhe, o âmbito e contextualização. É pois necessário compreender na totalidade a situação e compara-la com outras semelhantes. Poderemos ter algumas perguntas chave: onde? o que? quando? porque? quem?...
Devemos também ter em conta a nossa posição perante o problema, ou seja, que sentimentos nos desperta, qual é a nossa percepção do assunto que tipo de ideias pré-concebidas poderemos ter perante o problema. Neste ponto surgem todos os bloqueios mentais, é pois necessário sair da nossa "zona de conforto" e partirmos à descoberta de novos caminhos, espreitar para além de tudo aquilo que nos limita o pensamento.
De entre as varias técnicas criativas, temos aquelas que servem como estimulo, como os brainstormings, o questionamento de suposições, entre outros. Podemos também estimular o raciocínio através da organização e correlacionamento de atributos e ideias, ou como o processo de Synectics. Etimologicamente Synectics significa "trazer coisas diferentes ao mesmo tempo para criar uma conexão unificada". Na prática após a analise do problema transpomos o mesmo para um campo completamente diferente e através de uma figura de estilo criamos novas ligações e soluções para o problema.
Para melhor organizar as ideias é aconselhável a criação de mapas mentais (Mind Maps), estes permitem uma organização gráfica das diferentes ideias e a importância relativa das várias informações e conceitos.
De resto, a nossa criatividade depende de nós próprios, das nossas vivências, conhecimentos, convicções e valores; é de facto toda a nossa bagagem cultural e emocional que vai determinar como relacionamos conceitos e como abordamos os problemas para daí partir para novas soluções.

{criatividade mcmm}

as3 little notes



abstracção; encapsulamento; herança; polimorfismo


é necessário desenvolver software e aplicações que reflictam o mundo real.

as aplicações têm de ser facilmente alteradas, actualizadas e reutilizadas, caso contrário o software perde a capacidade de adaptação às exigências do uso em contacto real.

design patterns são soluções algorítmicas para problemas comuns.


{the pleasure of doing something well}

in ActionScript 3.0. Design Patterns; O'REILLY