{Fresh Water. Salt. Techno.}

{o ensaio do ensaio}

Dance culture e underground music é um objecto cultural que encapsula em si complexos e diversos estilos, influências, modas e tendências da arte e do pensamento do homem pós-moderno perante a musica electrónica. A manipulação do som exponenciada ao infinito aliada à parente manipulação inesgotável da imagem, do vídeo e dos jogos de luzes foram o escape perfeito para os devaneios de toda uma geração jovem encantada e sufucada pelo estilo de vida marcadamente tecnologico. As 'raves' nascidas nos finais das décadas de 80 do séc. XX nos armazéns abandonados de Detroit e Londres tiveram um carácter ilegal e dúbio mas marcaram de forma decisiva a entrada de manifestações suburbandas no dominio da arte e da cultura e rapidamente alastraram-se a nível mundial, tornando-se num negócio que movimenta milhões. As 'raves' eram por génese uma manifestação contra o sistema: dançar perante as situações adversas, tempos de crise, indo além do limite físico e mental e durante um período de tempo abusivo, contraproducente. Uma nítida impregnação da cultura dionisíaca embebida em luzes, fumos e batidas.
Criada por engenheiros e tecnólogos maravilhados pelas combinações sonoras das máquinas , aparelhos e sintetizadores (mas sem terem noção do que realmente estavam a criar) o Techno afirma-se numa simbiose única que culminada e mescla diferentes influências musicais, com o mundo sub-urbano,a cultura de rua, as máquinas e a tecnologia e toda a cibercultura em sons programados e criados à milésima de segundo para serem bem interpretados pelo ouvido humano. Musica em estado bruto e sem ruído humano à excepção do ruído e dissonâncias criadas propositadamente e que engordam e preenchem a onda sonora modulada de impulsos eléctricos. Este veneno sonoro de frequências repetitivas sintetiza a alma e masteriza as emoções proporcionando novas sensações, interpretações e discussões da relação do homem, com a tecnologia e com a arte. 
É terreno fértil... contudo inóspito.

{"electronic music and techno music is music that is created by a force that it is supose to move foward" - richie hawtin}