metodologias

O primeiro tópico deste blog foi dedicado a uma linguagem iconográfica de desenvolvimento de software, porque de facto as "boas praticas" sempre estiveram no meu âmbito de preocupação e daqueles que geriam os projectos (ainda poucos) nos quais trabalhei, a eles um obrigado pelas palavras motivadoras em tempos de crise e as congratulações nos momentos altos. Não é fácil saber qual a metodologia a aplicar num determinado projecto, porque as metodologias estão intimamente ligadas às pessoas que as põem em prática, e aí está como sabemos o grande desafio.
Independentemente disso existe a teoria, muito sucintamente enumero algumas.

Model Driven Development – MDD

Metodologia baseada na criação de modelos conceptuais que servem de base para a criação de artefactos de software.

RUP

Rational unified process é uma metodologia orientada a objectos com grande ênfase na linguagem UML, processos de planificação e controle têm grande destaque, começando logo num levantamento exaustivo dos requisitos e planificação e documentação de todos os detalhes até uma verificação exaustiva da qualidade do software e sua adaptação e mudança.


AS METODOLOGIAS AGILE

Metodologia de desenvolvimento de software com carácter iterativo, com planificações informais para curtos períodos de tempo, e focados na inter-ajuda e partilha de conhecimentos para atingir os objectos. Ao longo do ciclo de vida do projecto os objectivos são reprogramados e reavaliados tendo como objectivo maior a satisfação do cliente e entrega de aplicações funcionais, por norma faseadas em várias versões.


XP - extreme programming

Metodologia ágil de desenvolvimento de software, receita: simplicidade, mudandança, feedback, coragem; Por outras palavras encontrar as melhores soluções em equipa, em constante comunicação com feedback rápido e aberto à mudança, numa atitude de crescente melhoria e procura de qualidade e responsabilidade.


Agile Model Driven Development (AMDD)

É a versão agile de desenvolvimento orientado a objectos, na qual se investe um tempo para uma modelagem inicial. basicamente é uma analise mais atenta ao requisitos funcionais de modo a projectar e a potencializar as construção de uma boa arquitectura.